O grupo parlamentar do PS vai avançar com um projecto de resolução que prevê a eliminação de quatro feriados – dois civis e dois religiosos – e a transferência dos restantes para vésperas de fins-de-semana, de forma a eliminar as “pontes”.
A ideia partiu de duas deputadas católicas independentes eleitas pelas listas do PS, Teresa Venda e Maria do Rosário Carneiro, e recebeu, esta quinta-feira, a aprovação do grupo parlamentar socialista. «O projecto de resolução irá avançar e, nesse sentido, foi sugerido às duas deputadas que estabeleçam conversações com os restantes grupos parlamentares, no sentido de se procurar o maior consenso possível», disse Ricardo Rodrigues, vice-presidente do grupo parlamentar do PS, citado pela edição online do Jornal de Notícias. Por agora, ainda não há uma lista definitiva dos feriados a eliminar, que só deverá ser estabelecida após conversações com os parceiros sociais e com a Igreja católica.
No que toca à transferência de feriados, Teresa Venda revelou que apenas as celebrações do 25 de Dezembro e do 1º de Janeiro serão «intocáveis», sendo todos os outros feriados “encostados” ao fim-de-semana para evitar a multiplicação de “pontes”. O objectivo, explicou a deputada, é dar «um passo no sentido do aumento da produtividade».